terça-feira, 21 de agosto de 2007

A liga mais antiga do mundo - 1º Campeão

Quando falamos da Premiership, todos sabemos que estamos a falar da Liga mais antiga do mundo... afinal, foram eles que inventaram o futebol, portanto é natural que também tenham inventado as competições futebolísticas.

A Liga Inglesa (nem sempre com o nome Premier League), hoje dominada por Chelsea, Man utd, Arsenal, Liverpool e outros clubes milionários, começou por ser uma competição entre 12 equipas, fundada em 1888 por William McGregor, à data director do Aston Villa.

As equipas que participaram no 1º campeonato foram:
Accrington, Aston Villa, Blackburn Rovers, Bolton Wanderers, Burnley, Derby County, Everton, Notts County, Preston North End, Stoke (hoje Stoke City), West Bromwich Albion e Wolverhampton Wanderers.
E quem se sagrou campeão? Sabem?
Pois bem, eu digo-vos: Preston North End
O Preston, hoje uma equipa a militar no The Championship, digamos que o 2º escalão em terras de sua Majestade, foi fundado em 1880 na zona do Lancashire. São conhecidos como "the Lilywhites" ou também "The Invicibles". O seu estádio é o Deepdale (The Dale), estádio com capacidade para 22.222 pessoas e que alberga também o Museu Nacional de Futebol (desde 2001).

Para além de se terem sagrado campeões na época de estreia da competição, fizeram-no sem qualquer derrota, daí a alcunha "The Invincibles".Nessa mesma época sagraram-se também vencedores da Taça de Inglaterra fazendo a 1ª "dobradinha" da história do futebol!

Apesar do domínio que demonstraram e de na época seguinte terem revalidado o título nacional a partir daí a sua história conta apenas com mais um grande troféu, a Taça de Inglaterra, e mesmo esse data de 1938. Desde 1961 que não jogam no escalão principal do futebol inglês e como marco mais negativo apresentam a descida à 4ª Divisão inglesa em 1985. Na época seguinte só não desceram ainda mais porque foi decidido que as 4 equipas que desceriam para a "Gola League" - equivalente aos distritais - se manteriam no 4º escalão.

Em 1987 conseguiram a promoção para o 3º escalão e por lá ficaram até 1995. Sobem à 2ª divisão pela mão de Gary Peters. Em fevereiro de 1998 após uma chicotada psicológica, o comando técnico é entregue a um defesa de 34 anos, David Moyes (hoje em dia treinador do Everton FC). Em 98/99 disputam os play-offs de acesso à First Division (perdem nas meias finais com o Gillingham).

Finalmente na época seguinte são promovidos depois de vencerem o campeonato. Em 2001 ainda sob o comando de Moyes, falham o acesso à Premiership e em 2002 Moyes sai para o Everton e é substituido por Gordon Brown e durante a sua estadia nunca conseguem ser mais do que uma equipa do meio da tabela. Em 2004 Brown é substituido por Billy Davies e durante 2 épocas seguidas falham a subida já na disputa dos playoffs. em 2006 Davies resolve sair para o Derby County, clube pelo qual conseguiu a promoção à Premier League.

Depois da sua saída, o Preston contratou Paul Simpson. Apesar de terem conseguido andar a maior parte da época em lugares de subida ou de acesso ao playoff viram essa possibilidade esfumar-se já perto do fim da temporada.

Apesar da venda do seu melhor jogador - Dave Nugent - para o Portsmouth por 6 Milhões de libras, a época que agora se inicia é novamente de forte esperança na subida... no entanto, como nem sempre as coisas são como se espera, os dois primeiros jogos trouxeram apenas a conquista de 1 pontinho em casa frente ao Norwich.

A ver vamos como correm os próximos tempos.

CURIOSIDADES
(Alguns) Grandes Jogadores que passaram pelo Preston:

Gary Brazil; Bobby Charlton; Jonh Goodall (melhor marcador em 1889); David Moyes; Tom Finney; Nobby Stiles; Bill Shankly

Record de golos na FA CUP: 26 - 0 ao Hyde em 1887

Jogador Com + internacionalizações: Tom Finney, 76 internacionalizações.

Maiores Transferencias: Venda - 2007, Dave Nuggent (6M £) ; Compra - 2000, David Healy (1.5M £)

----------------------------------------------------------------------------------

6 comentários:

Paulo Pereira disse...

É preciso meaçar esta malta de despedimento compulsivo para eles fazerem um artigo em condições:)
Vês, tu quanto te esforças fazes coisas engraçadas...
Já tenho mais uma equipa a quem seguir atentamente, nos fins de semana. Sabia que era um histórico e que era lá k jogava o Dave Nuggent, descoberto por ti no FM, mas desconhecia essa história algo dramática de falhanços sucessivos nos últimos anos. A 2ª divisão inglesa é um inferno, com inúmeros emblemas a degladiarem-se pela subida. Ganharam mais um adepto. Se subirem, faço mais um blog dedicado aos gajos:)

Anónimo disse...

Eu, por acaso, té costumo acompanhar, a nível de resultados, o escalão inferior, sobretudo pelo Leeds, equipa pela qual nutro alguma simpatia. Gostei de ler a história do Preston. Não fazia a minima ideia que o Moyes já por lá tinha passado.

Abraço,

Anónimo disse...

Já o disse anteriormente. O vosso blog é uma agradável surpresa, para quem esteve afastado alguns meses da blogosfera. Bons temas, artigos bem escritos, mostrando também um profundo conhecimento sobre a realidade inglesa. Fugiram, e bem, ao tradicional clima de guerrilha dos blogues dedicados aos grandes, mostrando que este pode ser aglutinador de várias paixões, pelos comentários de gente de várias preferencias clubistas que já vi por aqui.

Parabéns mais uma vez

Anónimo disse...

Belos equipamentos:)

Esse Dave Nuggent é o mesmo que jogou no Europeu dos sub-21, na selecção inglesa? Se for, pareceu-me um excelente jogador.

Unknown disse...

Rui Tavares: É exactamente esse o Dave Nuggent!
Mas o filão não se esgotou... existe um outro avançado, chamado Neil Mellor que, se as lesões não o atormentarem tanto como no passado, vai "explodir" durante esta época!

Anónimo disse...

Excelente apontamento e excelente texto. Parabéns ao Pedro Vagos.

Faltou apenas referir David Beckham como um dos grandes jogadores que também passou pelo Preston. O Becks esteve emprestado pelo United em 1995.

Saudações. Continuação de bom trabalho

DA ROCHA
www.livreindirecto.net