quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Candidatos ao título II

A atracção pelo azul é uma constante na minha vida. Não bastava já o "casamento" antigo com o FCP, nutro uma simpatia pelo clube mais endinheirado de Londres e arredores. Tempos do Zola, do Vialli, de mais uns quantos que iam fazendo as delícias de quem os via jogar. Até que, como num passe de mágica, a chegada do "Special One" foi uma pedrada no charco. Para os sisudos britânicos e para mim, que idolatro aquele treinador que nos colocou nos píncaros do Mundo. O que se pode esperar do Chelsea este ano?

Pergunta complicada. Mourinho, na sua primeira época em Londres, tinha dito que a equipa, a ser construída com os milhões de Abramovich, seria para durar várias épocas, sendo competitiva em todas as prova. Realçou também que o avultado investimento seria reduzido ano após ano, com as contratações a serem cada vez menores, apenas para colmatar alguma lacuna no plantel. Efectivamente, se analisarmos as 3 épocas que ele já leva no Chelsea, isso tem vindo a aconecer. O clube londrino gastou apenas algumas libras no resgate do francês Malouda ao Lyon, com as restantes contratações a serem a custo zero. Sidwell, proveniente do Reading, Pizarro, saído do Bayern e Ben Haim, israelita do Bolton, a chegarem a Stamford Bridge sem qualquer custo para o magnata russo.

A época não se iniciou da melhor maneira, com a derrota na Supertaça Inglesa, frente ao campão em título, o Manchester United. As lesões, que assombraram Mourinho durante grande parte da época anterior, continuam a fustigar o plantel, sem qualquer clemência. Terry e Drogba, duas das principais estrelas, ficaram de fora desse decisivo jogo, a contas com arreliadores lesões.

Também em Inglaterra se vivem folhetins, ao bom estilo da novela mexicana, com as propaladas saídas de Robben e Ballack a conhecerem avanços e recuos, numa indefinição que não se esperava num clube, conhecido peo rigor e organização quase militar, com a chegada do "Special One". Se a esses dois juntarmos a grande aposta de Abramovich, Shevchenko, incapaz de fazer a diferença num clube de elite, vemos que existe um avolumar de preocupações para a equipa técnica.

Parece, pelo que é dito acima, que o Chelsea terá sérias dificuldades em atingir um dos objectivos do ano, que passa pela conquista do campeonato. Terá, é indubitável. Pelo reforço dos principais adversários, isso é um dado adquirido. Só que, quem conhece Mourinho e as suas equipas, sabe que uma das imagens de marca é a perseverança, aquela capacidade de luta que, pese os obstáculos que vão surgindo, os torna sempre difíceis de bater. Foi assim na já referida Supertaça, caindo apenas nas grandes-penalidades. Foi assim na Champions da época passada, penalizados novamente pelos pontapés fatídicos das grandes-penalidades e tem sido assim, grosso modo, numa luta titânica pelo sucesso. E é nessa capacidade quase sobrenatural de resistência às contrariedades que eu alicerço a candidatura do Chelsea ao título. Até ao fim!

PLANTEL

1 - Petr Cech
2 - Glen Jonhson
3 - Ashley Cole
4 - Claude Makelele
5 - Michael Essien
6 - Ricardo Carvalho
7 - Shevchenko
8 - Frank Lampard
9 - Khalid Boulahrouz
10 - Joe Cole
11 - Didier Drogba
12 - John Obi Mikel
13 - Michael Ballack
14 - Claudio Pizarro
15 - Malouda
16 - Arjen Robben
17 - Scott Sinclair
18 - Wayne Bridge
19 - Lassana Diarra
20 - Paulo Ferreira
21 - Salomon Kalou
22 - Ben Haim
23 - Carlo Cudicini
24 - Shaun Wright-Philiphs
25 - Steve Sidwell
26 - John Terry
40 - Hilário

1 comentário:

Bruno Pinto disse...

Paulo, o Chelsea para mim vai ser campeão este ano novamente. Mourinho deve estar com mais 'ganas' do que nunca depois de perder o título de 2006-07 e a Supertaça desta época. Na minha óptica, candidato múmero 1.

Sobre este teu novo blog, é uma excelente iniciativa da tua parte acompanhar com mais detalhe a melhor liga do mundo. Já está linkado no meu blog.

Abraço